Menu do site
Editorias
Serviços

07/08/2012 - 07:54:35 - Versão para impressão

Solazyme obtém registro de diesel microbial junto à EPA


A americana Solazyme, Inc. (NASDAQ: SZYM), fabricante de óleos renováveis e bioprodutos, informou ter obtido registro do diesel renovável de origem microbial SoladieselRD junto à Agência de Proteção Ambiental (EPA), órgão do governo americano responsável por questões sobre meio ambiente e recursos naturais. Com o registro, a empresa está habilitada a comercializar o biocombustível no mercado americano, tanto em misturas com diesel convencional como em forma pura (R100).

Bob Ames, vice-presidente para comercialização de combustíveis da Solazyme, destaca que o SoladieselRD é o primeiro biocombustível microbial a ter a comercialização autorizada pela EPA para ser usado de forma direta, ou seja, sem a necessidade de ser misturado. O executivo acrescenta ainda que os demais combustíveis da empresa, entre eles, Soladiesel® e Solajet™, têm passado por extensivos testes em carros, caminhões, ônibus, aeronaves, embarcações militares e até cargueiros marítimos.

“Os biocombustíveis avançados e de performance superior que produzimos são, sem dúvida, contribuições para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para viabilizar a independência energética às fontes fósseis. O registro de SoladieselRD na EPA é para a Solazyme um importante marco em sua missão de disponibilizar ao mercado soluções drop in, ou seja, que não demandam readequações nos motores em que são utilizados, tampouco na infraestrutura de refino já existente, enquanto elevamos nossa capacidade produtiva”, destaca Ames.

Os testes realizados pela EPA para o registro do combustível demonstraram que SoladieselRD atingiu – e, em alguns casos, até superou – as especificações estabelecidas pela norma ASTMD975. O desempenho foi essencialmente equivalente ao diesel de origem fóssil e ate reduziu níveis de emissão de NOx em aproximadamente 10%. Em relação à qualidade de combustão, SoladieselRD apresentou número de ceteno , um dos parâmetros que avalia a eficiência da combustão, maior que 78, ou seja, eficiência de combustão 60% superior ao diesel padrão comercializado nos Estados Unidos.

SoladieselRD é o primeiro combustível derivado de microalgas testado eficazmente em avaliações de longa duração. Esses testes têm sido realizados por meio de cooperações estabelecidas entre a Solazyme e diferentes organizações, como a Marinha Americana (certificação de diesel marítimo e combustível de aviação), a Volkswagen of America (teste de biocombustível em veiculos a diesel originais, sem modificações), a Genentech e a United Airlines (que já adquire combustíveis de aviação da Solazyme para uso em voos comerciais como parte do programa Eco-Skies).

Sobre a Solazyme
Solazyme, Inc. é uma empresa que atua no campo de óleos renováveis e bioprodutos e transforma uma grande variedade de açúcares em óleos de alto valor agregado. Com sede em South San Francisco, Califórnia, os produtos renováveis da Solazyme podem substituir ou melhorar os óleos derivados das três fontes existentes no mundo – petróleo, vegetais e gorduras animais.
Inicialmente, a Solazyme está focada em comercializar seus produtos em três mercados-alvo: (1) óleoquimicos e combustíveis, (2) nutrição e alimentação e (3) produtos cosméticos. Os óleos e combustíveis da Solazyme fornecem soluções atrativas para questões cada vez mais complexas sobre escassez de óleos e combustíveis, segurança energética e impactos ambientais, ao passo que se enquadram em uma infraestrutura pré-existente que movimenta trilhões de dólares. Para mais informações, favor visitar nosso site na Internet: http://www.solazyme.com.

Solazyme®, o logotipo da Solazyme e outras marcas registradas ou nomes de serviço são marcas registradas da Solazyme, Inc. (Assessoria de Comunicação, 6/8/12)

Notícias da mesma editoria

Parceiros

Clipping Brasilagro

Receba diariamente no seu e-mail o nosso clipping de notícias

Guia de Fornecedores

Os principais fornecedores do setor estão aqui. Confira!

Parceiro Técnico