Menu do site
Editorias
Serviços

Cana, Açúcar e Agroenergia

07/08/2012 - 07:44:18 - Versão para impressão

Cosan: investidor está desconfortável por falta de regra clara


O presidente da Cosan, Marcos Lutz, afirmou nesta segunda-feira que a falta de regras claras para o setor de etanol tem deixado os investidores desconfortáveis para seguirem apostando no combustível de etanol. "O fato que é danoso para qualquer investidor é a falta de previsibilidade. O investidor se incomoda com a falta de regras. Falam que não vão investir porque não sabem a regra", disse o executivo, que participa hoje do 11º Congresso Brasileiro do Agronegócio: Brasil Alimentos e Energias - Seguranças Globais, em São Paulo.

Lutz salientou que a falta de um regulamentação para o setor de biocombustível preocupa muito mais do que a intervenção do governo no mercado da gasolina e a variação do preço do petróleo no mercado internacional. "O investidor está acostumado com a oscilação do preço do petróleo, mas sem regras claras não consegue fazer o modelo de resultado futuro para o etanol".

Lutz disse, ainda, que a Cosan manterá a estratégia de diversificar investimentos entre energia, com operações da Raízen (joint venture com a Shell) e infraestrutura, com a aquisição de fatia da Comgás, da America Latina Logística (ALL) e também da Rumo Logística.

Sobre a atual safra de cana-de-açúcar, o executivo avaliou que o topo de produção no Centro-Sul do Brasil deve ficar em cerca de 530 milhões de toneladas, mas que a oferta deve caminhar para 510 milhões a 520 milhões de t. Para ele, as chuvas dos últimos meses melhoraram a qualidade dos canaviais, mas prejudicaram a qualidade do açúcar, cuja concentração de sacarose deve ser menor do em na safra anterior. Lutz afirmou que a companhia deve maximizar o mix de destino da matéria-prima para a produção de açúcar, em detrimento do etanol. "Há três anos já fazemos isso", completou (Agência Estado, 6/8/12)

Notícias da mesma editoria

Parceiros

Clipping Brasilagro

Receba diariamente no seu e-mail o nosso clipping de notícias

Guia de Fornecedores

Os principais fornecedores do setor estão aqui. Confira!

Parceiro Técnico