04/02/2026

Alexandre de Moraes autoriza visita de Paulo Junqueira a Bolsonaro

Alexandre de Moraes autoriza visita de Paulo Junqueira a Bolsonaro

O advogado e produtor Rural Paulo Junqueira ao lado do governador Tarcísio de Freitas e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto Douglas Intrabartolo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta terça-feira (3) a visita do advogado e líder dos produtores rurais paulistas Paulo Junqueira na Papudinha ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro entre ambos está agendado para o período das 8h às 10h do próximo dia 4 de março.

Ao receber a confirmação da autorização para a visita ontem em Brasília onde se encontra, Paulo Junqueira afirmou a jornalistas que sentia “um misto de alegria por poder encontrar com o amigo (Bolsonaro) e tristeza por ser nessa situação de tanta injustiça. Com certeza levarei ao maior líder político do Brasil o abraço e a solidariedade do agro paulista e brasileiro”.

O ex-presidente Jair Bolsonaro visitou Ribeirão Preto e cidades do interior paulista quatro vezes em 2024 e, sempre acompanhado de Paulo Junqueira, se reuniu com importantes lideranças políticas e do agro paulista engajadas nas eleições municipais. O resultado foi um estrondoso sucesso que culminou com uma humilhante derrota imposta à esquerda no interior do Estado de São Paulo, onde os partidos da esquerda (PT e PSOL) praticamente foram varridos das prefeituras e câmaras municipais.

Antes, em 2023, durante a Agrishow (maior feira do agro da América Latina), Paulo Junqueira organizou a visita do já então ex-presidente Jair Bolsonaro que provocou o primeiro choque entre o governo Lula e os produtores rurais brasileiros. Convidado para participar da cerimônia de abertura, o recém empossado ministro da Agricultura Carlos Fávaro, desistiu do evento ao saber que Bolsonaro visitaria a feira no mesmo dia e horário.

Para justificar seu ato considerado um misto de medo e covardia, Fávaro criou a falsa narrativa de que teria “sido desconvidado” pelos organizadores do evento. Já Lula, com sua conhecida e irresponsável verborragia, chamou os produtores rurais de “fascistas” e iniciou um processo de distanciamento do mais importante setor da economia brasileira que perdura até hoje e que terá reflexos nas eleições do próximo mês de outubro.

Produtores rurais defendem candidato do setor ao Senado por São Paulo

Lideranças dos produtores rurais paulistas estão engajadas e articulam o lançamento de um nome do setor para disputar uma das vagas abertas para a disputa do Senado Federal. Argumentam que o agro representa a principal atividade econômica do Estado e que o setor tem condições de alavancar uma candidatura alinhada aos valores apregoados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho Flávio, indicado para disputar a Presidência da República, e pelo governador Tarcísio de Freitas, candidato à reeleição (Da Redação, 4/2/26)

Moraes autoriza visitas de líder ruralista e senador a Bolsonaro na Papudinha

As visitas deverão seguir rigorosamente os horários e normas estabelecidas pela prisão.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a realização de novas visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está custodiado no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília. A decisão libera a entrada de duas pessoas nos próximos dias, respeitando as regras do sistema prisional.

Entre os visitantes autorizados está o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Paulo Maximiano Junqueira Neto, além do senador Wellington Antônio Fagundes (PL). As visitas deverão ocorrer no 19º Batalhão da Polícia Militar, local onde Bolsonaro se encontra (Metrópoles, 3/2/26)