Alunos visitam nascentes de água e aprendem sobre preservação ambiental
foto reprodução
Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, 50 alunos da Escola Municipal João Baroni participaram, na segunda-feira, 11 de agosto, de uma visita ao Aerorancho, propriedade da produtora rural sustentável e ativista ambiental Chris Morais. No local é desenvolvido o Projeto MEGA Nascente de Água Rural Sustentável, realizado em parceria com o Programa Mãos pela Água da Prefeitura da Estância Turística de Barretos.
“O que vocês estão vendo hoje é o que a gente não pode parar de fazer daqui em diante. Vocês estão aprendendo para dar sequência depois, para chegar em casa e contar para o papai e para a mamãe, para os amigos, que vocês vieram ver como é que se faz a restauração de uma nascente. É uma história que vocês vão levar para a vida inteira”, destacou o prefeito Odair Silva.
A atividade envolveu 25 alunos do 4º ano e 25 do 5º ano, que conheceram de perto as nascentes de água e vivenciaram, na prática, conteúdos aprendidos em sala de aula. “Essas visitas práticas são essenciais. É importante que eles possam ter o conhecimento dentro da escola, mas que eles também possam vivenciar tudo isso que eles aprenderam na prática. Que eles possam ver o ambiente, de onde as nascentes afloram, e o porquê nós temos que ter a preocupação constante com todos os recursos naturais que nós recebemos e que utilizamos no dia a dia”, explicou a Coordenadora Pedagógica de Práticas de Ciências, Elzane Magda Passos de Araujo Pimenta.
Para Chris Morais, que também é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Barretos (COMDER), esta experiência sensorial mostra a importância da união do campo com a cidade. “O mais gratificante é ver essas crianças com sorriso no rosto, vivenciando tudo aquilo que elas leem, estudam e aprendem nos livros, e vendo que o produtor rural produz ciência, empreendedorismo, pesquisa e tecnologia, mas ele também preserva as florestas e as nascentes de água”, explicou.
A intenção é ampliar a iniciativa para toda a Rede Municipal de Ensino.
A visita contou com a presença da primeira-dama e idealizadora do projeto, Roselaine Silva, do secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal, do superintendente do SAAEB, Nilson Andrade, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da CATI e do Credicitrus (Jornal Regional O Povo, 12/8/25)

