10/05/2019

Aumento de produção de grãos eleva estoques mundiais

Aumento de produção de grãos eleva estoques mundiais

As perspectivas de produção de grãos são boas, o que poderá deixar o mercado equilibrado na relação oferta e demanda. Em alguns casos, porém, haverá aumento de estoques, afetando os preços.

É o que mostram dados do Amis, relatório de mercado agrícola da FAO (Organização da Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), divulgado nesta quinta-feira (9).

Um dos problemas apontados pela FAO é a elevação de estoque, como o da soja. O comportamento do milho ainda é incerto. Argentina e Brasil terão safras recordes. A brasileira deverá ficar próxima de 100 milhões de toneladas, segundo estimativas de consultorias.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), conforme dados divulgados nesta quinta, prevê 95 milhões.

Um dos desafios no setor de milho neste ano será a provável queda de consumo do cereal na China, um grande consumidor.

Com a peste suína africana avançando na região, o número de animais tem uma brusca queda, reduzindo a demanda pelo cereal. Algumas estimativas indicam redução de até 200 milhões de suínos no país asiático, derrubando o rebanho total para menos de 400 milhões.

A soja também está com elevação dos estoques mundiais, devido à melhora de produção na Argentina e no Brasil. Na avaliação da FAO, os estoques mundiais vão atingir 56 milhões de toneladas na safra 2019/20, 13 milhões a mais do que na atual.

Trigo e arroz têm produção e consumo equilibrados, mas os estoques mundiais dos dois produtos serão de 36% da demanda anual na próxima safra.

Os novos números da FAO indicam produção de 1,14 bilhão de toneladas de milho em 2019/20. A safra de trigo renderá 767 milhões; a de arroz, 517 milhões; e a de soja, 364 milhões.

À exceção do arroz, que subiu 1%, os outros três produtos caíram 4% nos preços de abril, em relação aos de março.

Brasil

A produção brasileira deverá ser de 237 milhões de toneladas na safra 2018/19, informou a Conab nesta quinta-feira.

Algodão 

Principal destaque no ano, a área será de 1,59 milhão de hectares, o que permitira uma produção de 2,66 milhões de toneladas de pluma. Se concretizada essa estimativa, a alta da produção será de 33% no ano

Soja 

A Conab, ao contrário das principais consultorias do setor, mantém a estimativa de produção de soja abaixo dos 115 milhões de toneladas. Já há estimativa de 119 milhões (Folha de S.Paulo, 10/5/19)