25/08/2020

China desabastece mercado interno de soja, e Brasil apela à importação

Soja/ China: Não há oferta suficiente fora dos EUA para abastecer ...

Grão mais caro puxa o preço dos derivados, como óleo de soja, que teve uma valorização de 80% em 12 meses.

O Brasil exportou 93 milhões de toneladas de soja nos últimos 12 meses. O volume, cada vez mais crescente, sedimenta a liderança mundial do país e traz um recorde de receitas.

Essas exportações, porém, estão deixando um rastro de problemas para vários setores da economia nacional.

O fluxo fácil da soja brasileira para o exterior traz custos para as indústrias de biodiesel, de ração, de artigos de limpeza, indústria farmacêutica e, principalmente, para os consumidores.

voraz apetite chinês, somado ao câmbio favorável às exportações, tem levado toda a soja disponível que encontra no país. Com isso, os preços chegaram aos até então inimagináveis R$ 132 por saca nos portos.

A alta da soja em grão puxa os seus derivados. Nos últimos 12 meses, a tonelada de óleo de soja teve uma valorização de 80% no mercado interno, atingindo preços médios de R$ 5.271 em São Paulo, segundo pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

A alta do produto ocorre em um período de distanciamento social e de aumento do consumo doméstico.

 

O resultado é uma elevação de 24% no preço do óleo de soja usado pelo consumidor paulistano no período de agosto de 2019 a julho de 2020, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

A pressão não terminou, e os dados de inflação referentes a agosto continuam apontando taxa acelerada de aumento nesse produto básico na cozinha.

O óleo de soja descolou da inflação, que teve evolução média de apenas 2,7% em São Paulo nos últimos 12 meses.

A saída de tanta soja do país acabou afetando também a produção de biodiesel. A ANP e o Ministério de Minas e Energia reduziram a mistura de biodiesel ao diesel de 12% para 10% para os meses de setembro e de outubro.

É a primeira vez que o governo intervém nesse programa. A soja responde por 70% da matéria-prima utilizada na produção do combustível.

A indústria de biodiesel não aceitou bem essa intervenção. A BR Distribuidora, porém, afirma que a decisão foi acertada e é primordial para a garantia do abastecimento interno de óleo diesel.

A aceleração das exportações de soja traz novos custos também para a indústria de proteínas. A tonelada de farelo de soja, que está a R$ 1.844, registra alta de 51% nos últimos 12 meses. Apenas neste ano, o aumento foi de 36%, segundo o Cepea.

As exportações de farelo de soja estão estáveis neste ano, em 10,2 milhões de toneladas. Já as de óleo de soja subiram 14%, para 790 mil toneladas.

Além de afetar preços de alimentos, ração e combustível, a menor oferta interna de soja pesa nas indústrias de medicamentos, de cosméticos, de plásticos, de pneus, de revestimentos diversos, de produtos de limpeza e até na de asfalto, setores que também fazem utilização, embora pequena, dessa matéria-prima.

Para suprir um pouco esse déficit interno de soja, o país, o líder mundial em exportação, já importou 455 mil toneladas de janeiro a agosto. É pouco em relação ao volume exportado, mas supera em 290% o de igual período de 2019.

A produção brasileira de soja atingiu 121 milhões de toneladas neste ano, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). As exportações acumuladas de janeiro à terceira semana de agosto somam 75 milhões, acima do todo o volume vendido em 2019.

Dados desta segunda-feira (24) da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) já mostram exportações de 5 milhões de toneladas neste mês, acima do volume total de agosto de 2019. As estimativas mais otimistas para 2020 indicam vendas externas de 84 milhões de toneladas.

Em dez anos, a produção brasileira deverá ser de 155 milhões de toneladas, segundo o Rabobank, e a demanda externa vai continuar.

Mercado é mercado, e a matéria-prima vai sempre buscar a melhorar remuneração. Cabe ao país agregar mais valor ao produto (Folha de S.Paulo, 25/8/20)