18/02/2026

Direita reage a desfile sobre Lula com trend de família em lata de conserva

Direita reage a desfile sobre Lula com trend de família em lata de conserva

Montagens publicadas pelo senador Rogério Marinho (PL-RN) e pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), respectivamente à esquerda e à direita • Reprodução/Redes Sociais

 

Uma das alas da Acadêmicos de Niterói retratou conservadores como latas de alimento em conserva.

 

Parlamentares de oposição aderiram a uma nova trend nas redes sociais e passaram a publicar ilustrações de famílias estampadas em latas de conserva.

 

A iniciativa reage ao desfile da escola Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e retratou em uma das alas conservadores como latas de alimento em conserva.

 

Grande parte dos congressistas lançou mão de ferramentas de inteligência artificial para ajudar na montagem.

 

O líder do PL (Partido Liberal) na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), foi um dos que aderiu à tendência. O parlamentar publicou imagem da família em uma lata acompanhada da seguinte mensagem: “Conservados por Jesus Cristo”.

 

Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, também publicou ilustração semelhante. “A esquerda zomba da família, alicerce do Brasil, e evidencia a perda da sintonia com o povo que trabalha, crê em Deus e educa seus filhos”, escreveu na legenda.

 

A oposição acionou a PGR (Procuradoria-Geral da República) devido à ala.

 

Intitulado "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", o desfile da contou a história do presidente Lula desde a saída de Garanhuns, no agreste de Pernambuco, sua vinda para São Paulo com a família, os tempos de líder sindical e sua chegada ao Planalto.

 

O desfile ressaltou "marcas" eleitorais das gestões petistas e deu ênfase às bandeiras escolhidas pelo governo na campanha pela reeleição. O desfile, que contou com críticas aos opositores do petista, teve uma ala chamada “neoconservadores em conserva” (CNN 16/2/26)