Dólar fecha em alta após governo acionar Supremo por aumento do IOF
IBOVESPA E DÓLAR FREEPIK
Projeto de lei de corte de gastos e negociações comerciais dos EUA também estiveram no radar dos investidores.
Após renovar o menor patamar de fechamento desde 19 de setembro na véspera, o dólar encerrou a sessão desta terça-feira (1º) com uma alta de 0,48%, a R$ 5,460, depois que o governo recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para reativar o decreto que aumenta o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). No ano, porém, a divisa dos EUA acumula uma queda de 11,63%.
A alta do dólar frente ao real interrompeu uma sequência de três quedas seguidas e destoou do restante do mundo, onde a moeda norte-americana se desvalorizou ante outros pares. Ao fim do pregão, o índice DXY, que mede a força do dólar em comparação a outras seis divisas, recuava 0,05%, a 96,73
Na cena internacional, os investidores avaliaram as incertezas em relação aos acordos comerciais com os EUA, à medida que o prazo final das tarifas se aproxima, e a aprovação do projeto de lei de corte de gastos dos Estados Unidos, que elevará a dívida americana.
Já a Bolsa encerrou com uma valorização de 0,50%, a 139.549 pontos, com as ações da Vale e da Embraer entre as maiores altas, após pedido de aviões pela SAS (Scandinavian Airlines) (Folha, 2/7/25)

