Faesp tenta mediar embate entre usineiros e dissidentes da Orplana

Imagem do Memorando de Entendimentos entre fornecedores de cana e a Única em evento promovido no último dia 24 de novembro em Piracicaba. Foto Divulgação
O presidente sub judice da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, anuncia reunião virtual na tarde desta quarta-feira (17) para interferir no processo de revisão e assinatura do Memorando de Entendimentos entre as associações de fornecedores de cana de Piracicaba, Capivari e Araraquara e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Biocombustíveis – Única.
A iniciativa é vista com ressalvas e estranheza pelos produtores de cana pois, historicamente, a Faesp/Senar-SP jamais participou de qualquer movimento que atingisse a cadeia produtiva sucroenergética. “Ao contrário – comentam os fornecedores – nas piores crises do setor nunca pudemos contar com a atenção ou apoio da entidade”.
Nesta última 2ª feira (15) o presidente da Assovale – Associação dos Produtores Rurais Vale do Rio Pardo, Paulo Junqueira, protocolou na Orplana – Organização de Associação de Produtores de Cana do Brasil pedido de exclusão das entidades que participaram da assinatura do Memorando de Entendimentos com a Única em Piracicaba, que representam os produtores de Piracicaba (Afocapi), Capivari (Assocap) e Araraquara (Canasol).
No pedido, Paulo Junqueira lembra que “a celebração de instrumento formal com entidade externa, à revelia da Orplana e em desacordo com decisão do Conselho, representa quebra de confiança, violação estatutária e atuação contrária aos interesses do conjunto de fornecedores, comprometendo a unidade e a representatividade que sustentam esta organização”.
O documento prossegue destacando que “é importante mencionar que a Feplana - Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, participou do “Memorando de Entendimentos” supramencionado. Ocorre, entretanto, que Luiz Henrique Scabello de Oliveira, presidente da Canasol, é o 1º tesoureiro desta entidade e revela-se flagrante conflito de interesse e, em última análise, verdadeira concorrência desleal, fomentando o ingresso da Feplana em sistema correlato de fixação do preço do kg do ATR em desfavor da Orplana, que é a real detentora da representação oficial dos fornecedores de cana-de-açúcar no âmbito do Consecana.”
Por fim, o documento expressa que “Diante de todo o exposto, e com fundamento nas normas estatutárias, requer-se a imediata instauração do procedimento para exclusão/punição das associações Assocapi, Canasol e Afocap do quadro associativo da Orplana, garantindo-se, se necessário, o devido processo conforme regras estatutárias.
Os produtores também denunciam que “até o momento não houve a divulgação do conteúdo do documento assinado, que permanece em sigilo. A Única e mesmo as associações que formalizaram o documento também não liberaram aos seus associados a teor deste “Memorando de Entendimentos” que confronta o estatuto do Consecana - Conselho dos Produtores de Cana de Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo que vem sendo violado e desrespeitado de forma unilateral pela Única.
Edital da reunião
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP convida-os a participar da reunião da Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar e Energia Renovável da Faesp, que será realizada em 17 de dezembro (quarta-feira), às 14h00, de forma virtual através do link:
Pauta:
Consecana/SP: Nivelamento sobre o processo de revisão e assinatura do Memorando de Entendimentos entre AFOCAPI, ASSOCAP, CANASOL e ÚNICA (Da Redação, 17/12/25)

