Governo dificulta a vida dos empresários em Washington
“O Brasil é dos brasileiros”: O cinismo do marketing barato de Lula. Reprodução Blog Gazeta do Povo
Por Caio Junqueira
Estimulado pelos resultados das pesquisas de opinião, Lula tem, com frequência quase diária, feito críticas a Donald Trump e aos Estados Unidos.
Primeiramente, pelo conteúdo da medida. Desde o início do chamado "tarifaço", o setor privado brasileiro tem implorado para que não haja provocações por parte do governo brasileiro — algo que o presidente Lula (PT) simplesmente ignorou. Estimulado pelos resultados das pesquisas de opinião, o presidente tem, com frequência quase diária, feito críticas ao presidente Donald Trump e aos Estados Unidos. Agora, foi além: formalizou o processo de retaliação comercial.
Em segundo lugar, a medida foi criticada pelo seu timing. A retaliação ocorre justamente no momento em que o setor privado brasileiro se prepara para uma missão em Washington. Uma ampla comitiva, liderada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), pretende viajar aos Estados Unidos na próxima semana com o objetivo de tentar convencer o governo americano a rever o tarifaço. Trata-se de uma missão que já era considerada difícil e que agora, diante da retaliação formalizada pelo Brasil, tornou-se praticamente impossível (CNN Brasil, 29/8/25)

