01/08/2025

Moraes dá munição a bolsonarismo com gesto obsceno em jogo do Corinthians

Moraes dá munição a bolsonarismo com gesto obsceno em jogo do Corinthians

Alexandre de Moraes faz gesto obsceno durante jogo entre Corinthians e Palmeiras pela Copa do Brasil. Foto Alex Silva Estadão

 

Torcedores dizem que não havia coro contra ministro do STF e atribuem reação a possível ofensa individual.

A imagem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes mostrando o dedo do meio nesta quarta-feira (30) no camarote da Neo Química Arena, horas após ser sancionado pelo presidente dos Estados UnidosDonald Trump, correu as redes sociais e serviu de munição para bolsonaristas adversários do ministro.

Aliados do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vinha trabalhando para que Moraes fosse sancionado com a Lei Magnitsky, reproduziram a imagem com frases irônicas.

Depois de sanção, Alexandre de Moraes faz gesto obsceno com o dedo médio em camarote durante jogo entre Corinthians e Palmeiras, em Itaquera - Alex Silva - 30.jul.2025 Estadão Conteúdo

 

Nikolas Ferreira (PL-MG) escreveu que o ministro "está super equilibrado e não está nem aí", concluindo com um "confia". O deputado estadual paulista Tenente Coimbra (PL) replicou o meme que reproduz um diálogo entre o locutor Galvão Bueno e o repórter Tino Marcos: "Galvão?" "Diga lá, Tino." "Sentiu."

Entre parlamentares próximos a Eduardo, contudo, a principal reprodução não foi da imagem em si, mas de um comentário crítico ao gesto, feito pelo ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello ao canal bolsonarista no YouTube do jornalista Claudio Dantas.

O ex-ministro associou o gesto à frase "perdeu, mané", dita pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, a militantes bolsonaristas após as eleições, ao ser perseguido em Nova York. A frase foi pichada com batom na estátua A Justiça, em frente ao STF, durante a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

Moraes estava em um dos camarotes do setor oeste do estádio e fez o gesto em direção a uma pessoa que estava nas cadeiras numeradas da mesma região.

Torcedores que estavam na Neo Química Arena ouvidos pela Folha afirmam que o ministro não recebeu vaias nem coro com palavras hostis, e disseram acreditar que ele tenha respondido a alguma provocação individual.

O fotógrafo Alex Silva, do jornal O Estado de S. Paulo, autor da foto, registrou o gesto obsceno instantes antes de a partida começar. Ele também fez registros do ministro sorrindo e acenando para outros torcedores. Ao longo do jogo, ao menos dois dos quatro canais que fizeram a transmissão registraram a presença do ministro, sorrindo.

Moraes é corintiano e foi recebido por conselheiros do time antes de a partida começar. Também circularam na internet cenas do ministro caminhando tranquilamente pelos corredores do estádio — ele chega a gritar "vai, Corinthians" em um dos registros. A equipe derrotou o Palmeiras na partida, disputada pela Copa do Brasil.

A reportagem procurou Moraes por meio da assessoria de imprensa do STF para que ele se pronunciasse sobre o assunto, mas não teve retorno.

A sanção imposta ao ministro pelo governo Trump determina o congelamento de qualquer bem ou ativo que Moraes tenha nos Estados Unidos e também pode proibir entidades financeiras americanas de fazerem operações em dólares com uma pessoa sancionada. Isso inclui as bandeiras de cartões de crédito Mastercard e Visa, por exemplo (Folha, 1/8/25)

Os bastidores da foto de Moraes com o dedo médio em riste no jogo entre Corinthians e Palmeiras

Imagem que viralizou foi resultado de um trabalho planejado pela equipe do ‘Estadão’, que acompanhou o ministro Alexandre de Moraes desde antes do início do clássico paulista.

Uma das principais figuras do noticiário nacional, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi flagrado na noite de quarta-feira, 30, com o dedo médio em riste durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, na zona leste de São Paulo.

A imagem registrada pelo repórter fotográfico do Estadão Alex Silva repercutiu nas redes sociais, no meio político e na imprensa. Parte dessa repercussão é consequência do momento em que a cena foi captada: poucas horas depois de Moares ser alvo de severas sanções financeiras pelo governo dos Estados Unidos por meio da Lei Magnitsky.

O trabalho de registro da cena não começou no estádio do Corinthians, mas, sim, horas antes do início da partida. Por volta das 19h de quarta, a sucursal de Brasília do Estadão apurou que Moraes estaria em um camarote da Neo Química Arena para acompanhar o clássico. Corintiano, o ministro já havia assistido a outras partidas no local.

A informação sobre a presença de Moraes no estádio foi repassada para a equipe designada para acompanhar o jogo. Dois repórteres da editoria de Esportes e o fotógrafo Alex Silva deixaram a sede do Estadão, no bairro do Limão, com a dupla missão: acompanhar o clássico e todos os movimentos do ministro do Supremo.

Moraes acompanha confronto entre Corinthians e Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil

A tarefa não foi simples para os repórteres. A sala de imprensa e os camarotes do estádio ficam em andares diferentes, o que impediu a reportagem de chegar até o ministro. Mas Alex Silva, que estava no gramado do estádio, conseguiu encontrar um bom ângulo para fotografar Moraes.

A imagem com o gesto obsceno é apenas uma entre uma sequência de fotos que mostram o ministro interagindo com a torcida: em alguns momentos sorrindo, em outros acenando e, por fim, exibindo o dedo médio (Estadão, 1/8/25)