OEA: Brasil espera 'equilíbrio' de relator para liberdade de expressão
Relator de órgão da OEA se reúne com parlamentares da oposição. Foto Reprodução Instagram
Comitiva, chefiada pelo colombiano Pedro Vaca, está no país para ter consultas com representantes dos Três Poderes e bolsonaristas.
O Brasil espera um relatório equilibrado da delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que veio ao país investigar a situação da liberdade de expressão, apesar de o tema ter sido politizado, sobretudo por bolsonaristas.
Relator do órgão, o colombiano Pedro Vaca Villarreal chegou ao país no último domingo (9) para uma série de reuniões com integrantes dos Três Poderes e de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que veem um clima de censura e perseguição por parte, principalmente, do Judiciário.
O relator já esteve com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e com deputados federais de direita, como Marcel van Hattem (Novo-RS), Gustavo Gayer (PL-GO), Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP). Também terá encontros com representantes de ministérios do governo Lula, entre outros.
Após deixar o Brasil, no final desta semana, ele produzirá um relatório com suas conclusões e recomendações sobre o tema, que poderá ser contestado e comentado por representantes do Estado brasileiro.
A expectativa no governo brasileiro é que o documento, que ainda deve levar meses para ser divulgado, seja técnico, mesmo que acate algumas das preocupações externadas pelos bolsonaristas (Folha, 12/2/25)

