Os idealistas: O grupo de advogados progressistas que geriu os Correios
Grupo Prerrogativas é ativo em causas de esquerda, mas ignora a taxação dos mais ricos, como o projeto do Imposto de Renda.
Os Correios vão precisar de um empréstimo de R$ 20 bilhões. Não entendo de encomendas. Meus amigos economistas dizem que a empresa não tem mais salvação e é “imprivatizável”. Vivemos a era do delivery, mas o passivo é muito grande e as concorrentes já a superaram. Fui estudar mais sobre o problema dos Correios.
Todas as matérias dão destaque ao presidente que há pouco se demitiu. Veio de fora, não é da área. É um advogado, o que talvez faça sentido já que as matérias também explicam que os Correios gastam muito em ações judiciais. As reportagens também insistem em destacar que ele é um advogado indicado pelo Prerrogativas. Fui estudar mais sobre o Grupo Prerrogativas então.
É um grupo de advogados “nascido da indignação, alimentado na troca de ideias progressistas, para resistir e lutar contra o autoritarismo”, como descrito em seu Instagram. Me interessei pelos ideais progressistas. Fui ler as manifestações do grupo, que generosamente estão disponibilizadas para toda a sociedade.
Chamam-se “Notas do Prerrô”. Elas estão em seu site, mas também no Instagram, entre homenagens. A Janja. A Jorge Messias, da AGU, pelo seu aniversário. A Daniela Teixeira, do STJ, pelo seu aniversário de posse.
Considero a pauta progressista mais importante do governo a taxação dos mais ricos. Afinal, é crucial para redução das desigualdades: o presidente Lula foi claro na campanha com o lema de incluir os pobres no orçamento e os ricos no Imposto de Renda. O ministro Haddad já capitaneou várias medidas, e segue lutando pelo IR mínimo de 10% para os super-ricos.
As Notas do Prerrô trazem argumentos técnicos e manifestam visões progressistas sobre pautas no Congresso. Assim, quis ler a do projeto da taxação dos super-ricos. Não achei entre as mais recentes. Talvez estivesse depois do projeto da anistia, antes da do aborto. Também não.
Achei a do PL das saidinhas. Mas a do PL do Imposto de Renda nada. Devo ter procurado errado, talvez me tenha distraído com tantas fotos de eventos.
Há também muitas fotos do coordenador do grupo dos advogados, mais do que tem da Paula Lavigne no feed do grupo dos artistas. No site do Prerrô, deve aparecer mais fácil, pensei.
Topei com a nota contra a decisão do STF suspendendo processos trabalhistas. Tem a contra o CNJ e sustentações gravadas. E destaques sobre o advogado que virou presidente dos Correios, como o lançamento de selos em homenagem a Marielle Franco.
Mas ainda não encontrei a manifestação pela taxação dos mais ricos. Deve haver algum equívoco. Vou procurar no grupo da Paula Lavigne (Estadão, 20/10/25)

