01/08/2025

Preço de contrato de café sobe após decreto de Trump contra Brasil

Preço de contrato de café sobe após decreto de Trump contra Brasil

Café brasileiro deve ter sobretaxa de 50% para chegar aos EUA a partir de 6 de agosto - Foto Reuters

Os preços do café arábica subiram nesta quinta-feira (31), um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, assinar decreto que impõe sobretaxa de 50% sobre o produto exportado do Brasil. O café não foi incluído na lista de 594 isenções.

 A decisão aumenta a perspectiva de que o comércio entre o maior produtor de café do mundo e o maior consumidor da commodity possa ser gravemente prejudicado. Os exportadores de café do Brasil disseram em um comunicado que continuarão a pressionar por isenções. As novas tarifas entrarão em vigor em 6 de agosto, e não na sexta-feira (1º), como originalmente planejado.

Os futuros do café arábica na ICE, vistos como referência global de preços, subiam 1,8%, a US$ 2,9875 por libra-peso, por volta das 10h30 (horário de Brasília), após ter fechado em queda de 1% na quarta-feira. O café robusta caía 0,1%, para US$ 3.332 a tonelada métrica, tendo fechado em alta de 1,7% na sessão anterior.

Espera-se que os preços subam no curto prazo se uma tarifa de 50% for imposta, com uma corrida pelos estoques e uma grande reviravolta nos fluxos de comércio global, já que os suprimentos serão redirecionados para novos destinos (Reuters, 31/7/25)