Produtores rurais promovem ato de apoio em favor de Paulo Junqueira
PAULO JUNQUEIRA- Foto Kaique Oliveira AgroTalk
Em iniciativa do Sindicato Rural de Araraquara produtores rurais preparam um ato de apoio e desagravo em favor de Paulo Junqueira, advogado e produtor rural, presidente do Sindicato Rural e da Associação Rural de Ribeirão Preto e da Assovale – Associação Rural Vale do Rio Pardo. O evento está agendado para o próximo dia 1º de agosto durante as comemorações do “Dia do Agricultor”, segundo João Henrique de Souza Freitas, secretário municipal de Agricultura de Araraquara e vice-presidente do Sindicato Rural da cidade.

Engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, vice-presidente do Sindicato Rural de Araraquara, delegado junto a Faesp/Senar e secretário da Agricultura de Araraquara. Foto Arquivo Pessoal
Paulo Junqueira foi excluído do Conselho de Representantes da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp/Senar através de um processo considerado por lideranças sindicais rurais paulistas como “espúrio”. Ele coordena desde 2023 o movimento “Nova Faesp” com o objetivo de acabar com a “Dinastia Meirelles”, feudo que comanda há meio século a entidade que se tornou uma “Capitania hereditária no agronegócio”.
Antes mesmo de sua exclusão Paulo Junqueira anunciou a criação da Federação dos Produtores Rurais do Estado de São Paulo, movimento que ganha corpo ao mesmo tempo que há movimento em Brasília para uma intervenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em São Paulo, presidido pelo presidente sub judice da Faesp Tirso Meirelles, que é acusado de ser contumaz infrator do estatuto e do código da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp/Senar.
Para João Henrique de Souza Freitas é inequívoca a liderança de Paulo Junqueira dentre os legítimos produtores rurais, “aqueles que de fato e de direito impulsionam a principal atividade sócio-econômica do Estado de São Paulo e do Brasil. Por isto, esta decisão do Sindicato Rural de Araraquara em homenagear esta personalidade que dignifica e enaltece o nosso agronegócio”.
Assim que foi informado do evento, o secretário Guilherme Piai, da Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo confirmou presença no evento do próximo dia 1º de agosto. “Além da homenagem a Paulo Junqueira no Dia do Agricultor, estaremos promovendo em Araraquara a 3ª Festa da Colheita de Lúpulo que será promovida nos dias 1 e 2 de agosto, representante um grande encontro, que une tradição, inovação e conexões de valor no campo”, afirmou João Henrique de Souza Feitas.
Ele acrescenta que o evento será realizado na Chácara Guarani (Av. Tirso Alves Corrêa, nº 2112) e também consistirá de dois dias de celebração ao agro, com networking, palestras, visita técnica, cervejas artesanais e atrações musicais (Da Redação, 2/7/25)

