28/10/2025

PwC Agtech Innovation debate o futuro do agronegócio

PwC Agtech Innovation debate o futuro do agronegócio

Agtech Meeting 2025 será realizado nos dias 30 e 31 de outubro com abertura de Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da EconomiaO PwC Agtech Innovation anuncia a programação do Agtech Meeting 2025, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, em Piracicaba (SP) discutindo o "Agro em Movimento: Intersecções & Oportunidades".

 

O evento reunirá mais de 1.700 participantes para debater como as megatendências globais estão reconfigurando o agronegócio e exigindo novas abordagens de liderança. Para participar, inscreva-se pelo site do Agtech Meeting 2025. A PwC conta com uma cota de convites gratuitos para o ecossistema de inovação. 

A programação será dividida em três espaços de debate. No Auditório do Pecege, o palco “Intersecções e Oportunidades” discutirá como a inovação no agronegócio é potencializada no contato com outros setores. 


O Parque Tecnológico terá o tema “Infraestrutura e Inovação”, abordando como conectividade, financiamento e governança criam as bases para a inovação no agro e preparam o terreno para que tecnologias ganhem escala, consistência e impacto.
 
Já a Arena do PwC Agtech Innovation com o palco “Inovação na Prática” reunirá iniciativas em construção, em andamento e já consolidadas, que mostram como a colaboração entre startups, empresas, produtores e instituições geram impacto real.

Além de painéis e palestras, os participantes do Agtech Meeting 2025 também contarão com vivências e experiências imersivas, em ambientes criados para a troca de ideias, reflexões e colaboração. 

Na área de mesa redonda no Átrio do Pecege, haverá rodas de conversa conduzidas por empreendedores da comunidade PwC Agtech Innovation, com foco em promover conexões qualificadas e networking.  Também no Pecege, o Espaço Conexão irá contar com estandes das startups que estão moldando o futuro do agronegócio. 

No PwC Agtech Innovation, outro destaque são os Labs de Futuro, em que os participantes poderão vivenciar sessões conduzidas pelo time PwC Agtech Innovation. Será a oportunidade de ver na prática a dinâmica de um workshop de futurismo. 

"As transformações geopolíticas, climáticas e a ascensão da Inteligência Artificial não são apenas desafios, mas sim catalisadores que criam rotas de colaboração, inovação e impacto para o agronegócio. O setor está no centro da Quarta Revolução Industrial, e o Agtech Meeting 2025 é o palco para discutirmos como a intersecção com outros setores — da energia à saúde — nos permite ocupar um papel ativo na construção de um futuro mais resiliente, colaborativo e regenerativo", finaliza Dirceu Ferreira Junior, sócio e líder do PwC Agtech Innovation.
 

A seguir, detalhes da agenda e dos painelistas confirmados: 

30 de outubro (quinta-feira) 


10h às 11h – Abertura Oficial | “Reconfiguração econômica: visão estratégica para tempos de mudança” (Palco Pecege)

A abertura do Agtech Meeting 2025 destaca como as forças globais e tecnológicas estão transformando o agronegócio, estimulando líderes a repensarem estratégias e colaborarem para criar um futuro mais resiliente e inovador. Neste cenário, a lógica da nova economia tem sido moldada por intersecções entre setores, tecnologias emergenciais e urgências globais.

 

Inteligência artificial, mudanças climáticas e transformações geopolíticas não apenas desafiam modelos tradicionais — elas criam novas rotas de colaboração, inovação e impacto. Essas forças exigem novas formas de pensar, agir e convidam líderes a ocupar um papel ativo na construção de um futuro mais resiliente, colaborativo e regenerativo.  

Keynote Speaker: 
Marcos Troyjo - economista, diplomata e cientista político brasileiro. Troyjo é reconhecido por sua atuação em comércio exterior e economias emergentes. Foi presidente do Banco do Brics (NDB), Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais no Ministério da Economia e um dos principais negociadores do acordo Mercosul-União Europeia.  

14h às 14h50 – Painel | “Nova revolução industrial e a IA como força motriz” (Palco Pecege) 


Neste painel, será debatido como a tecnologia está redefinindo os processos produtivos da indústria e no campo e as oportunidades da nova lógica industrial, bem como os novos modelos de negócio que são determinantes para uma nova era produtiva.

 

Ao adotar tecnologias de ponta, conecta o físico ao digital, amplia a produtividade, reduz perdas e otimiza recursos. Essa evolução posiciona o agro no centro da Quarta Revolução Industrial, conectando elos da cadeia produtiva e impulsionando uma economia mais eficiente, sustentável e integrada.  

Mediação: 
Rodrigo Damiano - Sócio PwC Brasil 
Convidados: 
Marcelo Eskenazi – Assessor de Inovação na São Martinho 
Donovan Rodero – Diretor de AgTech na Smartbreeder 
Giana Mores – Professora e pesquisadora na Atitus Educação e MIT Review Brasil 


15h10 às 16h – Painel | “Novas formas de alocar risco e capital no agronegócio” (Palco Parque Tecnológico) 

No terceiro painel do dia, será analisado o papel estratégico do capital e dos mecanismos financeiros na superação dos desafios do setor, com ênfase em práticas mais sustentáveis e modelos mais dinâmicos de financiamento. O avanço da tecnologia no agronegócio transformou profundamente o acesso a crédito e seguros rurais.

 

Com o surgimento das agfintechs, os produtores passaram a contar com soluções mais ágeis, personalizadas e digitais, que reduzem a burocracia e ampliam a inclusão financeira no campo. No caso dos seguros, o monitoramento remoto trouxe maior transparência para a avaliação de riscos e sinistros, aumentando a confiança no mercado.

Mediação: 
Tatiana Fernandes - Sócia PwC Brasil 
Convidados: 
Filipe Prado – Gerente de Produtos na Sompo 
Rodrigo Marques – Cofundador da TerraMagna 

16h20 às 17h10 – Painel | “O agro como agente do cuidado: nutrição, bioativos e bem-estar" (Palco Pecege) 


A forma como o agronegócio se conecta a outros setores, como nutrição, saúde preventiva e cosméticos, destacando o potencial do setor frente ao desafio de saúde única e bem-estar será o tema principal deste painel. O cuidado está na conexão entre o que consumimos e como é produzido.

 

Ele começa no campo, onde práticas regenerativas, respeito à biodiversidade e atenção à saúde do solo garantem qualidade e bem-estar. Ao integrar bioativos, inclusão social e responsabilidade ambiental, o agro transforma o cuidado em valor compartilhado — que se reflete nos produtos que chegam até nós.  

Mediação: 
Luciana Medeiros - Sócia PwC Brasil 
Convidados: 
Max Petrucci – Fundados e CEO da Mahta Bio
Luiz Carlos Dematte – CEO da Korin 

31 de outubro (sexta-feira)


9h às 9h50 – Painel | “Biocombustíveis e a nova matriz energética que cresce no campo” (Palco Pecege) 


Abrindo o segundo dia, os desafios e oportunidades da transição energética para o campo, considerando regulamentações, políticas públicas e a realidade operacional das empresas serão o tema. A transição energética é uma das maiores transformações do nosso tempo.

 

E o agronegócio ocupa uma posição estratégica nesse processo. Do biogás à biomassa, passando pela energia solar e eólica. O campo se consolida como fonte de soluções limpas e renováveis, contribuindo com a redução da emissão de carbono e aumentando a eficiência dos sistemas produtivos.   

Mediação: 
Daniel Martins - Sócio PwC Brasil 
Convidados: 
Cesar Barros – CEO do CTC

10h10 às 11h – Painel | “Espaços rurais: infraestrutura agrícola e seus impactos” (Palco Pecege) 


Neste painel, os paradigmas e avanços da infraestrutura no campo por meio de construções mais inteligentes e sustentáveis, e como essas estruturas promovem eficiência, circularidade e reaproveitamento de recursos, ao mesmo tempo em que elevam a qualidade de vida rural serão debatidos.

 

Tecnologias que ampliam o acesso à água tratada, otimizam o transporte da produção, facilitam o manejo e reduzem perdas no armazenamento ajudam a suportar o aumento de eficiência no campo. Investir em infraestrutura contribui para a qualidade de vida das populações do entorno, maior produtividade e sustentabilidade no campo. 

Mediação: 
Adriano Correia - Sócio PwC Brasil 
Convidados: 
Marcello Xavier Veiga – VP Relações Institucionais e Sustentabilidade na Sabesp 
Claudinei Ferreti – Diretor Agrícola na LDC
Renato Arroyo – CFO na Kepler Weber 
Sergio Pellizer – CEO da Fazenda Conforto 

12h30 às 13h20 – Encerramento (Palco Pecege) 


O encerramento do Agtech Meeting 2025 convida à reflexão sobre os caminhos que se abrem para os talentos do mercado diante das grandes forças que estão redesenhando o futuro do agronegócio e da economia global.

 

Após dois dias de debates sobre intersecções entre agro, energia, saúde, logística, tecnologia e construção, esta palestra propõe uma visão ampliada sobre como a educação e capacitação de pessoas irão suportar a transformação no mundo dos negócios.
 

Sobre a PwC  


Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 149 países, atuando no Brasil há 110 anos, com mais de 370 mil profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site (Assessoria de Comunicação, 27/10/25)