13/01/2026

Queijo do Brasil está na lista de melhores do mundo por publicação dos EUA

Queijo do Brasil está na lista de melhores do mundo por publicação dos EUA

Foto Divulgação

 

Iguaria apresenta casca dura, massa cremosa e notas amanteigadas.

 

Produzido em Santa Catarina com características artesanais bem definidas, o queijo Morro Azul, da Queijos Pomerode, ganhou destaque internacional no fim de semana. A iguaria foi incluída pela Culture Magazine, uma das revistas especializadas no setor queijeiro mais importantes dos Estados Unidos, na lista dos melhores queijos do mundo de 2026. E detalhe: é o único brasileiro.

 

Segundo a publicação americana que reuniu outros 64 produtos feitos com leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, a seleção foi elaborada com base nos resultados das principais competições do ano passado. Entre elas estão: American Cheese Society Judging & Competition, Good Food Awards, Great Taste Awards, Mundial do Queijo do Brasil, United States Championship

Em entrevista à Globo Rural, Juliano Mendes, sócio da Queijos Pomerode com o irmão, Bruno, afirmou que o reconhecimento teve um significado especial por partir de um veículo muito conceituado do mundo.

 

“Usamos a revista como referência desde o nosso início produzindo queijos e fomos surpreendidos neste ano na edição de melhores dos melhores, com o queijo Morro Azul figurando entre os mais respeitados do mundo. É uma grande felicidade para o nosso trabalho e mostra mais uma vez que é possível fazer queijos de qualidade e no mesmo nível dos melhores do mundo aqui no Brasil”.

 

Conheça o queijo premiado

 

O Morro Azul é produzido com leite de vaca e envolto em uma cinta de madeira durante a maturação, técnica que garante casca firme, massa cremosa e sabor salgado com notas amanteigadas e lácteas predominantes. Para consumo harmonizado, a marca catarinense recomenda cervejas maltadas ou vinho chablis fresco.

 

Em 2025, o queijo também acumulou prêmios e outras distinções internacionais:

 

  • Entrou na lista dos 100 melhores do mundo do Taste Atlas, site americano considerado a enciclopédia da gastronomia;
  • Recebeu medalhas de prata e bronze na 37ª edição do World Cheese Awards;
  • Conquistou a medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil;
  • Ganhou a medalha Super Ouro na Copa América do Queijo, realizada no Peru.
  • Além do brasileiro Morro Azul, a Culture destacou produtos dos Estados Unidos, França, Bélgica, Índia, Itália, Suíça, México, Alemanha, Japão, Holanda, Reino Unido, Suécia, Espanha e Portugal (Globo Rural, 12/1/26)