24/09/2025

Senar: Evento nos EUA em tese é desvio de finalidade de recurso público

Senar: Evento nos EUA em tese é desvio de finalidade de recurso público

 Foto Reprodução Blog do Prisco

Para o advogado Jeferson Rocha a denúncia de que a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp, estaria usando recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/SP para bancar o evento WIA – Women in Agribusiness no Orange County Convention Center de Orlando, Flórida, EUA, constitui “caso de polícia” e deve ser encaminhada ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União. “Os valores que teriam sido pagos têm que ser devolvidos ao erário e ao Senar”.

O comentário do advogado foi feito na manhã de ontem (23) durante entrevista concedida ao programa “A Voz do Campo” apresentado por Marcelo Brum. Jeferson Rocha é advogado e produtor rural, presidente da CDAgri e diretor Jurídico da Andaterra. Ele justificou sua tese lembrando que “o Senar é custeado por recursos públicos através de contribuição Social que leva o mesmo nome Senar”.

 

Ele explicou que “0,2% da receita bruta da comercialização da produção rural da pessoa física é recolhida ao Senar, assim como 0,25% da pessoa jurídica e 2,5% da folha salarial dos frigoríficos e das usinas de cana-de-açúcar. O único objetivo destas transferências que totalizam bilhões de reais é o serviço nacional de aprendizagem rural. Não é lobby internacional, não é serviço de lobby no STF. Muitas vezes o Senar tem patrocinado eventos do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público) do ministro Gilmar Mendes”.

Painel dos patrocinadores do WIA Summit 2025 com os nomes dos patrocinadores do evento incluindo a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar

Jeferson Rocha acrescenta sua análise lembrando que “este evento de Orlando caracteriza flagrante desvio de recurso público e crime de improbidade administrativa. Os valores têm que ser devolvidos ao Senar para serem aplicados na propriedade rural, aos empregados, funcionários e trabalhadores da terra, para todos aqueles que vivem da agricultura, da pecuária, da fruticultura, enfim, em todas as atividades rurais”.

E sugere “o encaminhamento desta denúncia ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União que devem, por lei, fiscalizar a aplicação destes recursos para plantio nesta nova safra.

Coordenadores do Senar/SP denunciam cancelamentos de cursos

 

Ao mesmo tempo que Juliana Farah, diretora do grupo Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – Faesp/Senar, cujo presidente sub judice é o seu companheiro Tirso Meirelles, participa do evento nos Estados Unidos bancado com recursos dos produtores rurais paulistas, coordenadores de cursos e atividades do Senar/SP denunciam, através das redes sociais, dezenas de cancelamentos de novos cursos.

Nas regiões de Bauru, Marília, Botucatu e Jaú, por exemplo, a denúncia é de que “todos os nossos cursos programados para o mês de outubro estão cancelados”. Nas regiões de Presidente Prudente, Assis, Dracena, Araçatuba, entre outras do oeste e noroeste paulista há notícias de 4 cursos já cancelados; São José do Rio Preto, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Jales e Votuporanga tiveram 5 cursos cancelados; em Limeira, Americana, Piracicaba e Valinhos 2 cursos.

Vale lembrar que os sindicatos rurais de Ribeirão Preto e Araraquara tiveram todas as atividades do Senar canceladas para o exercício de 2025, por determinação e revanchismo determinado pelo presidente sub judice da Faesp/Senar Tirso Meirelles.

Bem como que logo, após o evento promovido em Ribeirão Preto há poucos dias onde teriam sido gastos alguns milhões de reais, o superintendente estadual do Senar Mário Antonio de Moraes Biral notificou a todos os presidentes de sindicatos rurais paulistas que as transferências de valores que deveriam ser pagos no mês de setembro estavam canceladas por falta de recursos.

Anúncio de novos “mega eventos”

Enquanto dezenas de cursos já programados são cancelados e os dois sindicatos que representam os núcleos de produção das principais commodities agrícolas paulistas e brasileiras – Ribeirão Preto com a cana-de-açúcar e Araraquara com a citricultura – a Faesp/Senar anuncia para o mês de outubro novos eventos organizados por Juliana Farah e pelo presidente sub judice Tirso Meirelles:

- Em 21/10, no Transamerica Expo Center em São Paulo: Encontro Semeadoras do Agro;

- Dias 22 e 23/10, também no Transamerica Expo Center: Congresso Nacional das Mulheres do Agro (Da Redação, 24/9/25)