Menu do site
Editorias
Serviços

Tecnologia , Informação e Eventos

14/08/2013 - 07:42:50 - Versão para impressão

Setor sucroenergético ganha primeiro espaço de coworking


O CanaTec será lançado nesta quarta-feira (14), em Piracicaba, e já conta com 20 profissionais inscritos; espaço de trabalho compartilhado favorece networking e é sustentável.

Já imaginou diversos profissionais, de empresas diferentes do ramo sucroenergético, trabalhando em um mesmo escritório? Foi pensando na sinergia que esse local de trabalho compartilhado, ou coworking, traria, que a empresária Adriana Silva desenvolveu o CanaTec Coworking. O local, projetado para receber mais de 80 pessoas durante o mês, tem foco em toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético. “Qualquer um que cansou do isolamento e precise de um espaço profissional para trabalhar e tenha sinergia com esse assunto é bem-vindo”, explica Adriana.
O novo modelo de escritório se adequou perfeitamente para a doutora em Energia na Agricultura e professora da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) Taís Lacerda, que sentia a necessidade de ter um ambiente para desenvolver seus trabalhos em consultoria, mas sem investir em uma sala comercial individual. “Aqui tenho toda a facilidade de um escritório completo a um preço acessível e ainda potencializo meu trabalho interagindo com outroscoworkers”, como são chamados os novos colegas de escritório.
Segundo dados do CCAS – Conselho Científico para Agricultura Sustentável, o agronegócio brasileiro é responsável por quase 25% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, por 33% dos empregos e 36% das exportações. “Dentro deste cenário, o setor sucroenergético, está em expansão, inclusive com recentes incentivos por parte do governo. É uma área de constante pesquisa e inovação, o que justifica o crescimento de serviços voltados para o segmento”, comenta Adriana.
TENDÊNCIA DE MERCADO
A dinâmica do mundo corporativo atual e os novos perfis de profissionais pedem inovações a todo o momento, inclusive no ambiente de trabalho. Por isso, os espaços de trabalho compartilhados, ou coworkings, dobram a cada ano. Segundo a pesquisa do site Movebla (2012), já são 1779 ambientes nesse sentido no mundo todo. No Brasil, já são cerca de 70 espaços ativos.
Segundo a diretora da KDP Kepler, consultoria em treinamento e desenvolvimento, Paula Falcão, essa é uma tendência de mercado. “Aqui em São Paulo conheço algumas iniciativas nesse sentido e elas vêm sendo cada vez mais representativas também para empreendedores que querem trabalhar com essa possibilidade de troca de ideias e experiências”, comenta.
Já para Michelle da Rosa Lopes, Professora no curso de Administração da Universidade Anhanguera-Uniderp, muitas empresas também têm se beneficiado desse modelo de trabalho. “Muitas vezes a empresa precisa manter um funcionário em home office, ou em outra cidade e prefere o investimento em um espaço de coworking que sai muito mais barato do que montar um escritório para eles”.
RELACIONAMENTO E NEGÓCIOS
Além da flexibilidade de contratos, a facilidade que o ambiente promove traz a interação entre vários profissionais e o networking de alto nível do setor. “Como estamos localizados em um dos principais polos de cana-de-açúcar do Centro Sul, não é difícil que essa sinergia entre os profissionais ajude inclusive no fechamento de novos negócios”, exemplifica Adriana.
Segundo o site Coworking Brasil (2012), escritórios compartilhados são uma tendência mundial, uma vez que são sustentáveis, proporcionam economia financeira e promovem a troca de ideias entre diversos profissionais das mais diversas áreas. Para Taís, a oportunidade de obter troca de experiências com profissionais do setor, mas de empresas e segmentos diferentes pode contribuir e muito com seu dia-a-dia.
LANÇAMENTO
O CanaTec – coworking será oficialmente lançado na quarta-feira, 14 de agosto, mas os interessados podem se inscrever pelo site http://www.canatec.com.br/. O valor de investimento é a partir de R$ 100,00.
SOBRE A CANATEC - COWORKING
Criada em 2013, a CanaTec Coworking é um dos projetos da plataforma de negócios Biorrefinaria Brasil, e segue seu propósito de conectar para inovar. Seu principal objetivo é promover um ambiente de livre troca de ideias e oportunidades que agreguem valor à cadeia da cana-de-açúcar, bem como assegurar o bem estar de seus coworkers. Saiba mais - www.canatec.com.br e www.biorrefinariabrasil.com.br (Assessoria de Comunicação, 13/8/13)

Notícias da mesma editoria

Parceiros

Clipping Brasilagro

Receba diariamente no seu e-mail o nosso clipping de notícias

Guia de Fornecedores

Os principais fornecedores do setor estão aqui. Confira!

Parceiro Técnico